A Microsoft anunciou duas novidades aos administradores de TI: a possibilidade de auditar e criar relatórios de atividade no SharePoint Online e OneDrive for Business, além dos novos limites armazenamento de arquivos nessas duas plataformas.
Microsoft anuncia 1 TB de espaço adicional no SharePoint Online
O volume de conteúdo armazenado no Office 365 está crescendo 300% a cada ano. Para atender à constante demanda por mais espaço, a Microsoft anunciou o aumento de 1 TB mais 0,5 GB na capacidade de armazenamento padrão por usuário do SharePoint Online, Office 365 Grupos e Office 365 Vídeo. Como anunciado anteriormente, os usuários dos planos Enterprise, Governo e Educação terão direito a armazenamento ilimitado no OneDrive for Business, estando a primeira etapa deste processo concluída: a disponibilidade de 5 TB por usuário. O limite por arquivo armazenado também sofreu alteração: agora os usuários poderão subir documentos de até 10 GB para o Team Sites, Office 365 Groups e OneDrive for Business, bem como vídeos carregados no Office 365 Video.
Auditoria e criação de relatórios de atividades no OneDrive for Business e SharePoint Online
Outra novidade diz respeito à capacidade de fazer auditoria e criar relatórios de atividades de usuários e administradores no SharePoint Online e OneDrive for Business, além de acompanhar as atividades no Azure Active Directory e Exchange Online. Essas ferramentas foram implementadas na sessão “relatórios” do Office 365 Compliance Center e permitirão acompanhar ações em pastas ou documentos e podem ser personalizadas por arquivo ou usuário em um período específico de tempo. Entre as atividades passíveis de serem monitoradas estão a visualização, criação, edição, carregamento, download e exclusão de pastas ou arquivos, além das solicitações de acesso e atividades de sincronização.